Alex, a IA que leva agilidade e economia à Pernod Ricard

A humanização da tecnologia é o segredo para o sucesso da transformação digital numa empresa e a Pernod Ricard, grupo francês que atua no ramo de bebidas alcoólicas, é um grande exemplo disso. O sistema de inteligência artificial da corporação, Alex, vem provando sua eficiência e facilitando o trabalho de colaboradores, além de cativá-los chamando-os pelo próprio nome e utilizando gírias em suas conversas pelo aplicativo Whatsapp.

Contando com 450 funcionários no Brasil atualmente, a corporação tem investido cada vez mais em tecnologias disruptivas para levar inovação ao ambiente de trabalho e otimizar processos, buscando rapidez, assertividade e qualidade em dimensões diversas. Por meio da IA, Alex auxilia na gestão de pessoas, atuando principalmente em tarefas repetitivas e mecânicas, para que as áreas possam mirar no pensamento estratégico. 

O robô atua, majoritariamente, fornecendo informações e tirando dúvidas dos colaboradores. Por esta razão, uma das áreas mais beneficiadas com a tecnologia é o RH. 

De acordo com o gerente de projetos da empresa, Trajano Leme, a chegada da ferramenta, em meados de 2018, gerou uma economia de cerca de 60 horas só no departamento de RH. “Acabou aquela sensação de mal-estar por interromper alguém ou incomodar com perguntas sobre férias, salários, entre outras coisas. Foi um ganho enorme de produtividade”, conta.